Tempo de Reflexão - Palestina
Tempo de Reflexão : Os romanos deram o nome de “Palestina” à terra de Canaã para provocar os judeus em suas tentativas de independência.
Aquilo que denominamos “Palestina”, na verdade é Falestina - as cinco cidades dos Filisteus - a Faixa de Gaza.
Jerusalém é a cidade do Rei Davi, a capital de Israel no reinado de Davi. Nunca foi capital dos falestinos.
O mundo pode amar Jerusalém. Os muçulmanos que existem a partir do século VII no Médio Oriente, podem amar também a Jerusalém, os cristãos que surgem a partir do judaísmo no século 1 de nossa era, também podem amar a Jerusalém - Mas, isso não tira do povo judeu o privilégio de ter em Jerusalém sua capital única e indivisível.
A Cisjordânia tem esse nome por margear o Rio Jordão e, tem mais território na Jordânia do que em Israel. A briga parece ter deixado de ser pelo desejo de um Estado independente, para se ver Israel riscado do mapa e, os falestinos, o povo descendente do gigante Golias, finalmente se vingando de Davi.
O recuo do mercado árabe pode ser mais ideológico do que lógico. Temos que pensar o seguinte: Somos uma potência mundial na produção de comida e, boa comida. E, precisamos decidir para quem é como vamos vender. A China é grande,e também faminta. Não consegue produzir alimentos para se auto sustentar. Assim como a Rússia, como a Índia e tantas grandes nações do mundo. Como os celeiros que José administrou no Egito - o mundo, aprenderá a vir ao Brasil, nos tratar com o devido respeito e assim, poderemos decidir se lhes venderemos nossa comida. Não adianta ter tecnologia e não ter comida. Ser rico como o Reino Unido, e só ter batata e carne de carneiro para comer.
Em breve as nações do mundo estarão lutando não mais por petróleo, ou ouro, mas, por comida. Apocalipses 6.
PR. Vladimir Soares
Sem comentários: