O Poder da Esposa Que Ora - Capítulo Vinte e Quatro - Seu Falar
Você já observou um homem que só fala e não age? (...) Você já ficou perto de alguém zangado, bruto ou ímpio no seu falar? (...) Você já conheceu alguém que passasse a vida se queixando? (...) Você conhece alguém que é rápido para falar, mas não considera com seriedade o que está dizendo?
Haverá muita tristeza no futuro de quem não considera as consequências do que diz. (...)
Esse homem trará destruição sobre a sua própria vida se não souber utilizar a língua.
Nossas palavras podem justificar-nos ou condenar-nos (Mt 12.37). Elas podem trazer-nos alegria (Pv 15.23), ou corrupção e desonra (Mt 15.11). O que dizemos pode edificar ou prejudicar a alma da pessoa com quem falamos (Pv 15.4). As consequências de nossas palavras são tão grandes que elas podem arruinar ou salvar as nossas vidas (Pv 13.3).
Todos têm uma escolha sobre o que dizem e há recompensas para quem faz a escolha certa. "O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angústias" (Pv 21.23). Observe como seu marido fala. O que sai da sua boca revela o que há em seu coração. "A boca fala do que está cheio o coração" (Mt 12.34). Se o ouvir queixar-se, falar negativamente, dizer coisas insensatas, ou pronunciar palavras que tragam destruição e morte à sua vida ou à de qualquer outra pessoa, ele está sofrendo de uma overdose de coração negativo. Ore para que o Espírito Santo convença o seu coração, enchendo-o com o seu amor, paz e alegria e lhe ensine uma nova maneira de falar.
Senhor, peço que o seu Espírito Santo guarde a boca de meu marido, a fim de que ele só fale coisas edificantes e que tragam vida. Ajude-o a não ser resmungão, lamuriento, a não usar linguagem torpe ou destruir outros com as suas palavras, mas que seja suficientemente disciplinado para manter piedosa a sua conversa. A Bíblia diz que o homem que deseja uma vida longa deve guardar sua língua do mal e seus lábios de falarem dolosamente (Sl 34.12-13). Mostre-lhe como fazer isso. Encha-o do seu amor para que da abundância do seu coração jorrem palavras que edifiquem e não destruam. (...) Que as palavras de nossas bocas e o meditar do nosso coração sejam aceitos diante do Senhor, nossa força e nosso Redentor (Sl 19.14).
(retirado de O Poder da Esposa Que Ora de Stormie Onartian)
Sem comentários: